A Escola

Home | A Escola | Concepção de Aprendizagem

Concepção de Aprendizagem

Acreditamos que os tópicos curriculares são comuns a todas as escolas e o que difere é a forma como são ensinados. Além dos conteúdos regulares do currículo convencional, temos a preocupação com os procedimentos de estudo, que precisam ser bem ensinados para que os alunos possam seguir estudando com autonomia e competência.

As situações de aprendizagem deverão ser sempre significativas e, quando possível, integrar projetos mais envolventes. O desafio de produzir algo a ser utilizado em situações reais faz com que os alunos se sintam desafiados a se apropriem do conhecimento de forma motivada a investigar, arriscar, revisar sua produção inúmeras vezes, para garantir que a qualidade de seu trabalho se aproxime ou até supere as formas socialmente aceitas.

As situações escolares deve ser uma interação entre conteúdos e vivências importantes que tragam muitos conhecimentos além dos disciplinares. Enquanto os alunos aprendem matemática, por exemplo, estará, também, aprendendo a trabalhar em equipe, a compreender que há muitas formas para se resolver um mesmo problema, que é preciso perseverar e que, sem esforço intelectual, o aprendizado é mecânico e temporário.

A possibilidade de dominar diferentes linguagens, de se expressar de diferentes formas, permite que a criança desenvolva recursos cada vez mais efetivos, no sentido de comunicar-se com o seu meio ambiente, de compreendê-lo e de interpretá-lo, pois a plena participação social só se realiza a partir do domínio de diferentes linguagens.