A Escola

Home | A Escola | Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Projeto Pedagógico

A proposta pedagógica implantada na Escola Gênesis visa contribuir para a formação integral de seus alunos e para o desenvolvimento de suas plenas capacidades (motoras, afetivas, sociais e cognitivas), bem como para sua formação enquanto cidadão participativo, consciente e atuante na sociedade.

Visando oferecer aos seus alunos a possibilidade de uma aprendizagem dinâmica, global e significativa, norteamos nossa ação tendo por base a própria realidade do educando, partindo do principio de que por meio de estímulos e desafios ele é capaz de agir sobre o meio compreendendo a ação realizada e construindo, assim, seu próprio conhecimento.

Nossa meta, portanto, é implementar um ensino de qualidade que respeite e valorize o ser humano e que contribua plenamente para o seu desenvolvimento, a construção dos seus conhecimentos e sua formação quanto cidadão.

Assim a proposta da Escola Gênesis estabelece uma perspectiva de obtenção de conhecimento em consonância com as necessidades do mundo contemporâneo. Destas, podemos destacar a contextualização do conteúdo com a realidade do aluno, o respeito à bagagem de conhecimentos, a reflexão de suas experiências de vida e a construção da cidadania.

Assim tomamos como principal referência teórica a filosofia sociointeracionista por acreditarmos, sobretudo, que se aprende com o outro respeitando e interagindo em diferentes realidades e possibilidades de aprendizagem. Considera-se, portanto, o outro e o meio. A metodologia utilizada baseia-se em diferentes atividades de sala como aulas públicas, debates, aulas de campo, atividades pontuais, projetos em diferentes áreas, ou seja, diferentes caminhos que possibilitem aos alunos o contato com a informação e a apropriação do conhecimento.

Funcionamento da Escola

A Escola Gênesis de Stella Maris oferece cursos regulares destinados a alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 1 a 5 anos, e do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano e Ensino Médio.

De acordo com as novas diretrizes do MEC, as crianças de 6 anos estarão inseridas no Ensino Fundamental e não mais na Educação Infantil. O Ensino Fundamental terá duração de 9 anos, sendo que o 1º ano se inicia aos 6 anos de idade. Assim, o grupo que está no processo de alfabetização estará no 1º ano do Ensino Fundamental.