A educação no Projeto Político-Pedagógico do Ensino Fundamental I da nossa Escola fundamenta-se no princípio de ofertar um modelo de educação que dê conta de contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, através da construção, disseminação do conhecimento e releitura de mundo, num processo contínuo de aprendizado, envolvendo professores, alunos, funcionários e toda a comunidade.
A Escola Gênesis tem como alicerce os pressupostos sócio interacionista e humanista, baseados nos estudos de Vygotsky. A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade ao seu redor. A ação educativa é reflexiva e dinâmica. Todo aprendizado é necessariamente mediado, e, assim, torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante, cabendo à escola facilitar e mediar o processo ensino/aprendizagem.
O Gênesis propõe uma formação de indivíduos que compreendam criticamente o contexto social em que se inserem, que encontrem sentido no seu aprendizado, que tenham acesso ao conhecimento, e que, acima de tudo, sejam capazes de uma inserção transformadora na sociedade. E para o desenvolvimento pleno dos nossos estudantes, é imprescindível estreitarmos a parceria com as famílias que acreditam em nosso trabalho!
1. UPCYCLING: Engajamento e colaboração na experiência da economia circular
Também chamado de “movimento slow fashion” ou “movimento maker”, o upcycling é uma tendência que surgiu por uma necessidade de inovação e mudança de comportamento.
O upcycling vai além do reciclar: ele recria de maneira inovadora.
Produzir moda de maneira consciente por meio do reuso de peças que seriam descartadas. Esse é o ponto de partida do redesign, conceito que está cada vez mais vivo com as novas exigências de sustentabilidade.
A criança tem a oportunidade de compreender o verdadeiro sentido da ética ambiental e a logística reversa. Este é um projeto que objetiva promover a mudança da filosofia do consumo impregnada no mundo infantil.
2. Circuito matemático:
Através do circuito matemático, as crianças vivenciam e experimentam situações concretas, desenvolvendo estratégias, levantando hipóteses nessas interações e desenvolvendo estruturas mentais que implicam na organização de conteúdos e vivências de aprendizagem.
O Circuito Matemático dialoga diretamente com as práticas de economia circular propostas no projeto UPCYCLING. A ação protagonista dos (as) estudantes ganham o mundo através das publicações de produções no site
3. Laboratório de produção: histórias de um aprendiz de escritor
O projeto visa proporcionar ao estudante a vivência de todos os processos envolvidos na produção de um livro, desde a escrita de narrativas, diagramação até as diferentes técnicas de ilustração. É uma ampla vivência linguística, cultural e artística.
Objetivamos, com esse projeto, conduzir as crianças num profundo mergulho pela literatura infanto-juvenil. Propomos uma jornada intensa de ciranda literária, apropriação de linguagens, análise da estrutura de gênero para produção, planejamento da primeira escrita de histórias, revisões dos elementos da narrativa, escrita da versão final, formatação gráfica, diagramação e ilustrações.
Acreditamos que a inserção de uma cultura literária na proposta pedagógica,
4. Fashion Revolution:
O Fashion Revolution é um evento artístico que une criatividade, protagonismo e comunicação social.
Em um desfile as crianças apresentam suas produções, como um novo conceito econômico, ética e engajamento ambiental em ações sustentáveis.
A disciplina de Iniciação Científica visa trabalhar os fundamentos científicos numa ampla investigação local promovendo ações globais.
5. Aprendiz de Inventor: a investigação conecta você à Ciência:
O projeto Aprendiz de Inventor objetiva oportunizar aos estudantes um espaço organizado pedagogicamente para ações de investigação e criação. Através da sala Maker os estudantes podem elaborar e testar experimentos que os conectam às ciências, bem como divulgar seus estudos em nossas Feiras Científicas.
6. Espetáculo:
Com o objetivo de desenvolver a imaginação, a criatividade, a intelectualidade e suas habilidades artísticas é que promovemos anualmente o espetáculo Gênesis.
Ao longo do ano letivo as crianças participam de atividades teatrais, em grupo e individuais, que estimulam o trabalho com a expressão verbal e corporal, a projeção da voz, a subjetividade da infância e a coordenação. As crianças participam da construção do texto à montagem do cenário. Sob a direção de uma equipe de teatro os ensaios e montagens vão sendo desenvolvidos num verdadeiro clima de colaboração e autoria.
7. Intergê:
A escola por ser uma instituição social, é sem dúvida um importante caminho no processo educativo do indivíduo, com potencial para aproximar atividades e o comportamento das pessoas, no que diz respeito às condições básicas à liberdade, à separação nos limites de tempo e espaço e à utilização de regras.
A maneira como o jogo é apresentado aos alunos, é o que define a contribuição que ele pode oferecer. Se trabalhado de maneira correta, ressaltando os valores pedagógicos e proporcionando divertimento e experiências formativas para a cidadania, certamente traz benefícios para o aluno: trabalha a auto superação, desenvolve aprendizagens úteis à formação total, aprimora habilidades de identificar erros com objetivo de reflexão, oportuniza espaço de criações esportivas, incentiva a inclusão e a democratização, associa a competência esportiva ao prazer e ao divertimento, entre outros. Os jogos sempre recebem lugar de destaque em nosso ambiente escolar, sendo o conteúdo mais trabalhado nas aulas de Educação Física. O projeto InterGÊ foi criado para que os alunos de diferentes séries possam participar de atividades sistematizadas, em forma de campeonato entre as turmas.
8. Encontro Família GÊ:
O encontro da Família Gê é um evento democrático de ampla participação familiar, que incentiva a prática das artes em suas múltiplas linguagens, contribuindo para a difusão cultural e o desenvolvimento emocional das nossas crianças. É um momento de descontração e alegria, onde as famílias apresentam números musicais e visitam a exposição produzida ao longo do segundo trimestre letivo.
9. Programa de Desenvolvimento Socioemocional:
Talvez um dos maiores paradigmas da educação no Século XXI seja o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Em épocas em que o tempo parece passar rápido demais, de liquidez, existe a necessidade de uma escola flexível e dinâmica, que acompanhe a velocidade dos desdobramentos das atualidade, assim se justifica a participação da psicologia na escola, através de um projeto que consiga dar conta de fornecer um aparato socio-político-emocional, que vá além do ensino de moralidades, que aporte a formação de cidadãos funcionais, que produzam uma sociedade mais igualitária, sem perder de vista o fortalecimento de suas bases subjetivas.
Desta forma, o Programa de Desenvolvimento Socioemocional (PDS) possui três pilares de ação, com os 3 atores principais da educação – Professores, Famílias e Estudantes. Assim, o PDS permeia todos os projetos desenvolvidos na escola, fornecendo um olhar especializado sobre a subjetividade e a relação da própria escola com o mundo.
9.1 Família:
São realizadas ações de orientação às famílias, para que a práxis pedagógica se alinhe ao ambiente familiar, bem como generalizar a prática educacional além das paredes da escola. Estas ações visam promover estímulos ao desenvolvimento educacional e social da criança, assim como estreitar os vínculos entre a família e a escola.
9.2 Educadores:
Através de formações e orientações se fortalece a atuação e, consequentemente, a qualificação de todo o corpo profissional escolar. Através da facilitação da comunicação dinâmica e da promoção do bem-estar no trabalho, garante-se um corpo docente motivado e sempre atualizado nas necessidades dos alunos e da sociedade.
9.3 Estudantes:
Com os alunos, são desenvolvidas, com preciosismo, oficinas e projetos para desenvolver a capacidade de conectar o respeito a si, ao outro e ao mundo:
9.3.1 Apoio entre pares:
Os conflitos fazem parte da vivência em sociedade, ou seja, na Gênesis compreendemos que a existência da vida em grupos está diretamente associada aos choques de ideias, de vivências e de interesses. Portanto não os evitamos ou os ignoramos, oportunizamos o aprendizado da solução de conflitos a partir da justiça restaurativa, onde os envolvidos procuram uma solução que seja atrativa para ambos os lados, e da comunicação não-violenta, assim as crianças aprendem desde cedo a lidar com situações conflituosas e, também, a mediar conflitos que ocorrem entre seus pares. Este projeto tem como bases atuações bem sucedidas, tanto nacional, quanto internacionalmente, de combate ao bullying, em que o estudante se coloca como parte importante na proteção dos pares no combate à violência escolar.
9.3.2 Assembleias Escolares:
A política permeia todas as esferas da vida em grupos, inclusive na escola. Com o objetivo de dar voz às crianças e realmente ouvi-las, o PDS prevê também a realização de Assembleias mensais em cada turma, com o objetivo de solucionar problemas que surgem no dia a dia de sala de aula, na proposição de sugestões para a melhora do clima e da estrutura escolar e, também, definir regras e combinados para a manutenção da boa convivência.
9.3.3 Oficinas de PDS:
O psicólogo tem entradas semanais nas salas de aula, no turno de aula regular, para a realização de oficinas de desenvolvimento socioemocional. Neste momento são realizadas brincadeiras, leituras, diálogos etc. com foco no autoconhecimento e no desenvolvimento de habilidades que são necessárias para a construção de cidadãos funcionais.
10. Workshop Literário:
Os workshops literários promovem a integração entre as várias áreas do conhecimento, permitindo aos estudantes uma visão mais complexa das temáticas abordadas nas literaturas estudadas.
11. Diálogo Argumentativo: atualidade em foco:
O projeto Diálogo Argumentativo é uma proposta que consiste em incentivar o processo dinâmico, em que as crianças podem, por meio de uma interação entre elas, trocar informações por meio de argumentos. As crianças compreendem que para dominar o discurso argumentativo, é essencial desenvolver a escuta ativa, com atenção, interesse, compreensão e respeito a opiniões divergentes em diferentes contextos, percebendo sentidos implícitos e avaliando informações, opiniões e posicionamentos. Dessa forma, podem desenvolver a capacidade de argumentar e se posicionar sobre questões emergentes no cotidiano escolar ou na sociedade em geral.
Nos diálogos argumentativos as mais diferentes áreas do conhecimento convergem para um mesmo ponto temático, permitindo a produção de conhecimentos mais complexos. É a língua portuguesa que recepciona todas as demais áreas do conhecimento para os momentos de diálogos. Os temas dialogados são sempre as temáticas que emergem da atualidade. As crianças leem artigos, reportagens, documentários etc para aprofundar seus conhecimentos sobre as temáticas que emergem do cotidiano social.
12. Ateliê de Arte:
Nosso ateliê de artes é um espaço privilegiado para experimentarmos nossa sensibilidade através do trabalho com matéria-prima natural – argila, tinta, lápis, papel, madeira, água, fogo, terra, pigmentos e, bem como com recursos reciclados – latinha, plástico, panos, roupas.
Para nossos alunos e alunas, o ateliê é um lugar eleito e reconhecido como “o espaço da criação”. Defendemos pedagogicamente o ateliê como um espaço necessário para o “afinamento dos sentidos através da Arte”.
13. Música
A música faz parte do nosso currículo. Compreendemos que a iniciação musical nas séries iniciais do Fundamental estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Além, é claro, de ser um espaço de harmonia, criatividade e fruição!
14. Aulas de campo:
Aulas de campo proporcionam a vivência prática de tudo que é desenvolvido nos projetos da escola. São atividades em grupo nas quais os alunos vivenciam situações que contemplam o conteúdo trabalhado em sala de aula, cumprindo, assim, o objetivo de expandir e consolidar o conhecimento dentro de uma abordagem investigativa.
15. Ciranda literária:
A leitura literária na infância tem o poder de provocar sentimentos, promover associação do mundo imaginário à situações vividas no cotidiano, ampliar a compreensão da realidade, além de estimular a criatividade, a imaginação, o pensamento crítico e o prazer pela leitura. Por compreendermos a importância da leitura literária para o desenvolvimento das nossas crianças, desenvolvemos ao longo de todo o ano letivo o Projeto Ciranda Literária.