No Ensino Fundamental II da Escola Gênesis, os estudantes vivenciam a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, tendo a oportunidade de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade, desenvolvendo habilidades essenciais para a sua vida de forma agradável e prazerosa, tendo capacidade de gerir a própria vida. Trabalhamos dentro de uma proposta de Desenvolvimento socioemocional. Para isso os estudantes devem conseguir refletir sobre seus desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e prosseguir com autoconfiança. Trabalhamos dentro da Pedagogia de Projetos o que possibilita uma aprendizagem significativa dos conteúdos e motiva toda a comunidade escolar para a efetiva integração dos conceitos e práticas. Trabalhamos a autonomia, respeito às diferenças e visões de mundo que possibilitam a construção de um Projeto de Vida sendo o estudante protagonista de sua história. Trabalhamos as competências acadêmicas em ambientes de aprendizagem físicos e digitais.
6º ao 9º ano
Busca incentivar os estudantes a compartilharem suas experiências de leitura, com o intuito de promover a interação entre as várias turmas da escola. Consiste na criação de um blog de leitura onde podem postar seus comentários a respeito dos livros de seu interesse. As postagens podem ser visualizadas pelo link do Blog que será divulgado para a comunidade escolar.
O Projeto visa estimular, incentivar e desenvolver nas crianças o gosto pela leitura e o carinho e cuidado que devemos ter com os livros, pois eles nos levam para muitos lugares, por meio do mundo mágico da imaginação e da leitura de diferentes textos.
Um café literário agrega as mais diferentes produções artísticas, como teatro, poesia, música e dança, possibilitando a oportunidade de os alunos mostrarem seus talentos. Pretendemos através deste Projeto, despertar o hábito da leitura, da escrita, da interpretação, da produção de texto, da ilustração e da descoberta das mensagens implícitas nos textos, além de melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e estrutura. Assim como, resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos em prol de uma modernidade sem limites que tira das crianças e jovens o direito de sonhar, de ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida onde haja convivência pacífica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola. Consiste na leitura e posterior apresentação da literatura com ambientalização das salas e caracterização de personagens. Os alunos se envolvem nesta leitura, dão opiniões, fazem comentários, reescrevem textos, ilustram e dramatizam.
A Educação Financeira é a arte de saber manipular o dinheiro que possuímos, valorizando cada centavo, aplicando sempre naquilo que deve ser prioridade, evitando desperdícios e gastos desnecessários. Com este trabalho os estudantes entendem o uso responsável dos recursos financeiros. Educando-os assim, teremos, no futuro, adultos equilibrados, responsáveis e maduros em relação ao dinheiro. Prontos para tomar as rédeas da própria vida, sem perder de vista os prazeres que a própria vida bem equilibrada oferece. Formando jovens capazes de poupar e planejar gastos; criar uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro; preparados para o “mercado” do amanhã; desenvolvendo o espírito empreendedor e modos inovadores de raciocínio; com responsabilidade social e ética que devem estar presentes nas relações de consumo. Além disso, ampliar o vocabulário relacionado ao tema; compreender as relações/transações comerciais num contexto histórico-geográfico e as consequências para os países e seus povos; analisar o poder da linguagem verbal nas campanhas publicitárias e refletir sobre os impactos ambientais decorrentes das ações humanas sobre o meio e a necessidade da preservação e consumo consciente para a sustentabilidade dos biomas e da vida como um todo no Planeta.
Partindo da necessidade de conscientizar os estudantes da importância de trabalhar diretamente com a realidade de sua comunidade escolar e do Planeta como um todo, a Escola Gênesis apresenta o Projeto – Planeta Sustentável. A partir daí, entender a necessidade de uma ação conjunta e imediata com mudança de hábitos e atitudes na sua relação com o ambiente, mostrando que podemos e devemos fazer algo a respeito dessa prática, estimulando e despertando o interesse de todos. É importante que percebam a necessidade de trabalhar explorando as possibilidades e reduzindo a distância entre teoria e prática, assim, traduzindo em ações positivas para o ambiente global.
Um projeto na área ambiental é de fundamental importância para a manutenção da vida na Terra, portanto, não pode ser avaliado apenas quantitativamente, mas principalmente qualitativamente. Quando percebermos que mudanças de comportamento acontecem, então o projeto estará apresentando seus resultados. Educação Ambiental implica em mudanças de atitudes, mas essencialmente nova visão sobre o papel de cada indivíduo na sociedade.
O primeiro passo desse empreendimento terá que ser o conhecimento bastante pormenorizado de como a natureza sustenta a teia da vida. Como os ecossistemas se organizaram para sustentar os processos vitais básicos através de bilhões de anos de evolução? Como eles podem prosperar com uma abundância de energia e sem desperdício?
A educação para uma vida sustentável facilita esse entendimento por ensinar os princípios básicos da ecologia e, com eles, um profundo respeito pela natureza viva, por meio de uma abordagem multidisciplinar baseada na experiência e na participação.